Danfoss lança controlador de superaquecimento na Febrava 2019

Projetado para ajudar os OEMs a desenvolver chillers mais eficientes, novo EKE 1C reduz custos de desenvolvimento e de operação

Para aumentar as proteções do sistema, reduzindo os custos de instalação e manutenção, a Danfoss apresenta na Febrava 2019 os novos controladores de superaquecimento EKE 1C. Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar, a 21ª edição da Febrava acontece de 10 a 13 de setembro, no São Paulo Expo. O estande da Danfoss é o F77.

Com software afinado e fácil instalação, a nova série EKE de controladores de superaquecimento é um complemento perfeito para as válvulas de expansão eletrônica ETS Colibri®. “Ao combinar a ETS Colibri® com o EKE 1C, os custos operacionais dos sistemas são reduzidos em até 20% com o melhor controle de superaquecimento da categoria e eliminando a necessidade de um transformador de energia dedicado”, explica Eládio Pereira, gerente de desenvolvimento de negócios na Danfoss.

O EKE 1C, combinado com uma coleção completa de sensores de pressão e temperatura da Danfoss, permite que a próxima geração de sistemas HVAC seja mais precisa e eficiente em termos de energia, usando a solução de superaquecimento mais estável disponível.

Proteção do sistema – O novo controlador de superaquecimento da Danfoss tem operação contra falhas. Deste modo, em caso de erro do sensor o sistema pode continuar a refrigeração no modo de emergência com base em um parâmetro definido pelo usuário (grau de abertura predefinido). A novidade também conta com pressão operacional baixa (LOP), o que permite que as aplicações sejam inicializadas em condições ambientais mais baixas, para evitar que o compressor pare devido à baixa pressão de sucção, abrindo rapidamente a válvula de expansão.

Dotado de proteção contra temperatura de condensação elevada (HCTP), o EKE 1C assegura que a carga no condensador seja reduzida nos casos em que a temperatura de condensação fica muito alta, diminuindo o fluxo na válvula de expansão. Além disso, quando o superaquecimento estiver abaixo de um valor mínimo definido, a válvula fecha mais rapidamente para proteger o compressor do risco de líquido na linha de sucção. A novidade da Danfoss também mantém a pressão de evaporação abaixo do ponto de ajuste MOP para evitar a sobrecarga do compressor, reduzindo o fluxo na válvula de expansão.

Eficiência – O EKE 1C da Danfoss conta com vários algoritmos de controle que garantem superaquecimento ideal e estável. Além disso, fornece um superaquecimento apropriado, acionando a válvula de acordo com a velocidade do compressor, adequado para velocidade variável ou quando as condições de operação variam.

Seu modo de seleção de aquecimento e resfriamento aperfeiçoa o desempenho do evaporador ao permitir dois conjuntos distintos de configurações de superaquecimento. Com inicialização rápida, a solução assegura um superaquecimento ideal no menor período de tempo, abrindo rapidamente a válvula e evitando o corte por baixa pressão.

O isolamento galvânico elimina a necessidade de um transformador para cada EKE 1C e um sensor de pressão pode ser usado com vários controladores. O filtro de comutação está dentro do EKE 1C e, deste modo, não é preciso instalar um filtro externo para comprimentos de cabo maiores. Por fim, a ferramenta do assistente Koolprog orienta o usuário a configurar o controlador de forma rápida e fácil.

 

Serviço:

FEBRAVA 2019

Data: 10 a 13 de setembro
Horário: das 13h às 20h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – Água Funda – São Paulo, SP

Mais informações: www.febrava.com.br

 

Quer saber as notícias do Portal HVAC-R em primeira mão? Siga-nos no Twitter @portal_hvac,  Facebook @PortalHvacR, Instagram @portalhvacr e linkedin Portal HVAC-R

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *