Americana investe em usina de energia solar para melhorar eficiência energética no município

Projeto conta com um total de 3.320 módulos fotovoltaicos e potência de 1,12 megawatts, suficientes para abastecer cerca de 738 residências

Com um investimento aproximado de R$ 4,6 milhões, Americana, cidade localizada no interior de São Paulo, acaba de anunciar a construção de uma usina de energia solar para colaborar com a diversificação da matriz energética utilizada no município.

O projeto conta com um total de 3.320 módulos fotovoltaicos e potência de 1,12 megawatts, capaz de gerar 1,771 MW/h por ano. Isto é suficiente para abastecer 738 residências com consumo médio de 200KWh/mês durante o período.

O anúncio oficial foi feito recentemente pelo prefeito da cidade, Omar Najar, e pelo secretário de Meio Ambiente, Odair Dias, que entregaram para a CPFL Soluções, empresa da CPFL Energia, a licença prévia e de instalação para a construção da chamada Usina Solar Fotovoltaica América.

As obras da usina, que será instalada na Avenida São Jerônimo, no bairro São Jerônimo, irão se iniciar ainda em julho deste ano, com previsão para entrega em dezembro de 2019. A ideia é reduzir em até 95% o valor da conta de consumo de energia dos clientes que estiverem conectados a esse tipo de geração.

Além disso, estimativas indicam que a energia gerada por esta usina deve evitar a emissão de 131 toneladas de CO2, o que equivale ao plantio de aproximadamente 900 árvores. “A energia solar vem crescendo no país. Com o desenvolvimento da tecnologia, as usinas fotovoltaicas se tornaram competitivas e colaboram para uma matriz energética mais limpa e sustentável”, declarou Flávio de Souza, diretor Comercial de Soluções Energéticas da CPFL Soluções, na imprensa local.

Para o prefeito de Americana, “trata-se de um setor de extrema relevância e que irá fazer toda a diferença na sustentabilidade da cidade”. Já o secretário de Meio Ambiente acredita que esta é uma nova opção para a sociedade, sobretudo para os empresários, que poderão sentir o impacto da economia gerada. “Com certeza, é mais um ponto positivo para o desenvolvimento de Americana”, finaliza.

 

Quer saber as notícias do Portal HVAC-R em primeira mão? Siga-nos no Twitter @portal_hvac,  Facebook @PortalHvacR, Instagram @portalhvacr e linkedin Portal HVAC-R

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *