Economia em Furnas é fruto de ações como a modernização dos sistemas de ar-condicionado e iluminação, além do uso eficiente de equipamentos

Uso eficiente da energia reduz consumo de 1.070 MWh em unidade de Furnas

A Gerência de Centro Técnico de Ensaios e Suporte à Manutenção, órgão vinculado à Superintendência de Engenharia de Manutenção de Furnas, localizada em São José da Barra, em Minas Gerais, alcançou no período de janeiro de 2017 a abril de 2019, uma redução significativa no consumo de energia elétrica, de aproximadamente 1.070 MWh, resultando em uma economia em torno de R$ 585.000,00 na verba de custeio da unidade.

Fruto de uma campanha iniciada em 2017, com foco no uso racional e eficiente da energia elétrica, foram desenvolvidos estudos e trabalhos técnicos de especial relevância voltados à modernização do sistema de ar-condicionado, atualização tecnológica do sistema de iluminação interno e utilização eficiente dos equipamentos e instrumentos de uso geral. Com essas ações iniciais, verificou-se uma redução média no consumo de energia elétrica de 46%.

A economia acumulada foi percebida mesmo com reajustes nas tarifas (consumo, demanda e bandeiras tarifárias) aplicados nos últimos anos pela distribuidora local, ressaltando que no primeiro trimestre de 2019 houve um aumento médio nas tarifas em 25% comparando-se ao mesmo período do ano anterior.

Atualmente, outros estudos e propostas estão sendo realizados pelos técnicos da GES.O com o intuito de convergir para uma utilização ainda mais otimizada e eficiente dos recursos, contribuindo para a redução dos custos operacionais e consequente melhor utilização dos recursos da empresa.

Quer saber as notícias do Portal HVAC-R em primeira mão? Siga-nos no Twitter @portal_hvac,  Facebook @PortalHvacR, Instagram @portalhvacr e linkedin Portal HVAC-R

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *