Retrofit do sistema de distribuição de água e ar do NorteShopping gera 30% de economia

Primeiro empreendimento comercial de grande porte inaugurado na Zona Norte do Rio de Janeiro em 1986, o NorteShopping passou por diversas expansões ao longo dos anos. Como consequência, inúmeras adaptações do sistema de climatização foram realizadas e não necessariamente de forma integrada. Com um sistema de climatização na metade da sua vida útil e com diversos componentes inoperantes, o empreendimento precisava de um trabalho que conjugasse restauração/revitalização dos sistemas com a inclusão de novos elementos para alavancar a eficiência energética.

Para aumentar a eficiência do sistema de climatização, otimizando o conforto térmico e reduzindo o consumo de energia e de água, o NorteShopping recorreu à Yield Control Soluções em Energia, empresa de consultoria e engenharia aplicada especializada em eficiência energética para sistemas de ar condicionado.

A quatro mãos, a Yield Control e o NorteShopping escolheram a Danfoss como fornecedora de válvulas de controle e balanceamento independente de pressão AB-QM, de conversores de frequência VLT® HVAC Basic FC 101 e de válvulas de três vias proporcionais para controle do by-pass e para auxiliar no gerenciamento da temperatura de retorno da água gelada, explica João Tiziani, sócio-diretor da Yield Control Soluções em Energia.

“A equipe da Danfoss ajudou bastante na construção da solução técnica, com visitas e suporte sempre que preciso. Os produtos da Danfoss foram aplicados visando melhorar a qualidade e o controle do sistema de distribuição de água gelada”, ressalta Tiziani.

O retrofit do sistema de distribuição de água e ar combinado com a melhor aplicação do sistema de automação e de controle entrou em operação no último trimestre de 2018. Segundo Tiziani, a aplicação dos produtos da Danfoss contribuiu bastante para atingir os níveis projetados de economia de aproximadamente 30%.

Um dos diferenciais foi a grande integração entre as equipes Danfoss, Yield Control e NorteShopping ao longo do processo de implantação e comissionamento. Com a implantação de um novo sistema de automação, de controle e de balanceamento, está sendo possível ter uma distribuição mais homogênea e equilibrada da água gelada nos circuitos hidráulicos secundários, além de proporcionar benefícios financeiros decorrentes da modulação variável da vazão para atender a demanda térmica efetiva em cargas parciais.

 

Quer saber as notícias do Portal HVAC-R em primeira mão? Siga-nos no Twitter @portal_hvac,  Facebook @PortalHvacR, Instagram @portalhvacr e linkedin Portal HVAC-R

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *