Johnson Controls fornece soluções integradas em segurança e proteção a fogo para indústrias alimentícias

A gestão da segurança e climatização em uma fábrica de alimentos e bebidas impacta diretamente nos custos e no conforto dos trabalhadores. Qualidade e climatização do ambiente, sistemas de proteção contra incêndios, acesso e sistema de vídeo vigilância (CFTV) são itens fundamentais para o funcionamento seguro de uma planta industrial.

 A Johnson Controls, implanta soluções que operem de forma integrada, proporcionando economia, confiabilidade e segurança aos clientes na sua operação.

A automação no sistema de ar condicionado (que inclui controle de temperatura, umidade e filtragem do ar de

SIMPLEX tem como principal diferencial a UL e a FM Global, duas das mais importantes certificações americanas em segurança de produtos e gestão de riscos Divulgação
SIMPLEX tem como principal diferencial a UL e a FM Global, duas das mais importantes certificações americanas em segurança de produtos e gestão de riscos
Divulgação

cada ambiente) garante que o manuseio dos produtos seja feito dentro dos parâmetros adequados de cada alimento. “A ventilação deve ocorrer de maneira adequada, de forma que a área interna tenha sempre pressão positiva, ou seja, o ar deve ser mantido no ambiente e com pouca quantidade saindo pela exaustão. Já a exaustão não deve ser maior do que o ar que entra no ambiente, com o objetivo de evitar contaminação externa. O ar interno em circulação deve ser filtrado e com controle de temperatura e umidade”, explica Fernando Baratella, executivo de contas da Johnson Controls.

A solução da Johnson Controls para automação no sistema de HVAC e de integração multiplataforma é o Metasys. A ferramenta tem exibição termográfica das condições de temperatura, tela gráfica para monitoramento e controle do ambiente por meio de animações de fácil compreensão. Assim, permite que os operadores monitorem mais facilmente as condições da instalação usando uma interface intuitiva, em tempo real, por meio de smartphones e tablets. A integração de múltiplos sistemas permite a unificação de multisistemas independentes em uma única plataforma de gestão. O recurso de “Dash Board” torna possível a operação comparável com outros ambientes similares de mercado por meio de dados estatísticos e gerenciáveis, sendo este recurso vital para o mapeamento da eficiência local ou de multisites em um só Sistema Supervisor.   

Na parte de proteção de incêndio, o sistema de detecção e alarme de incêndio é composto por detectores que captam um princípio de incêndio e informam rapidamente, por meio da central de alarme, para que o combate seja efetuado. O combate ao incêndio pode ser automatizado (sprinklers, gás, geradores de espuma) e existem diversos tipos de detectores (fumaça, temperatura, aspiração, barreira linear), que são dimensionados de acordo com o risco oferecido em cada ambiente.

De fabricação própria, o SIMPLEX, tem como principal diferencial a UL e a FM Global, duas das mais importantes certificações americanas em segurança de produtos e gestão de riscos. As atualizações futuras têm baixo custo, sistemas de áudio evacuação e telefones de emergência integrados, gerenciamento e controle de fumaça, alto nível para redes, múltiplas tecnologias e conectividade, interface com protocolos abertos.

Para monitorar toda a planta há o sistema de CFTV, que tem uma série de vantagens, desde a proteção

ILLUSTRA faz parte do rol de grandes marcas do mercado de CFTV Divulgação
ILLUSTRA faz parte do rol de grandes marcas do mercado de CFTV
Divulgação

perimetral, monitoramento de processos, circulação de pessoas, prevenção de furtos e controle de acessos. É possível dimensioná-lo de forma que o monitoramento ocorra desde o recebimento da matéria-prima até o produto acabado, evitando possíveis desvios. “Além disso, é possível ainda parametrizar análises de vídeos nas câmeras para determinar cercas virtuais e localizar objetos abandonados, por exemplo. O CFTV colabora ainda para melhor projeção da área operativa, prevenção de perdas e saúde e segurança”, acrescenta Baratella.

A Johnson Controls opera as principais marcas de primeira linha do CFTV do mercado, o que permite integrá-las e atender a qualquer necessidade que o cliente possa demandar. A companhia tem também sua linha própria de CFTV, a ILLUSTRA, que faz parte do rol de grandes marcas do mercado, com todos os modelos de câmeras existentes adequadas a qualquer tipo de ambiente. O grande diferencial da empresa está na capacidade de projeto do sistema, definição da melhor da solução, dimensionamento, implantação, integração entre todos os sistemas e capacitação do cliente na operação.

Quer saber as notícias do Portal HVAC-R em primeira mão? Siga-nos no Twitter @portal_hvac,  Facebook @PortalHvacR, Instagram @portalhvacr e linkedin Portal HVAC-R

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *