Cagece investe em planta de energia solar para produção de energia limpa

Olhando para o desenvolvimento sustentável, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) está investindo na instalação de uma planta de energia fotovoltaica, com o objetivo de produzir energia limpa para utilizar na própria empresa. O equipamento, em processo de instalação no prédio anexo à sede, no bairro Vila União, vai diversificar a matriz energética não só dessa instalação, mas também da loja modelo da companhia, localizada no bairro Aldeota.

A iniciativa é sustentável porque gera energia limpa a partir da luz solar, uma fonte renovável. Quando estiver concluída, a planta terá uma potência instalada de 74,25 kWp, com estimativa de geração de 9.975kWh/mês, o suficiente para abastecer energeticamente os dois prédios da Cagece.

O sistema funcionará da seguinte maneira: primeiro, as placas da Cagece captam energia solar e abastecem o prédio, o que não for consumida será injetado na rede da distribuidora Enel. Através de um sistema que age por compensação, a energia excedente gerada é descontada na fatura dos locais escolhidos previamente, por um período de até 60 meses após a geração.

O projeto teve investimento de R$ 455 mil, com retorno financeiro em aproximadamente 5 anos. Com uso responsável da energia, a Cagece alcançará uma economia de R$ 83.649,60 por ano.

O sistema de energia solar terá ainda como diferencial, a capacidade de reter a água no período de chuvas para ser reutilizada. “Junto com o sistema, foi previsto também um mecanismo para armazenar água das chuvas, que será reaproveitada na irrigação dos jardins da companhia”, explica Michele Aguiar, coordenadora de Eficiência Operacional da Cagece.

Fonte: Governo do Ceará

Quer saber as notícias do Portal HVAC-R em primeira mão? Siga-nos no Twitter @portal_hvac,  Facebook @PortalHvacR, Instagram @portalhvacr e linkedin Portal HVAC-R

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *