Sustentabilidade e eficiência energética são destaques em evento para estudantes na capital gaúcha

Tema esteve presente no I Seminário ASHRAE – Porto Alegre Student Branch que contou com participação da ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação

Novos conceitos e processos construtivos que tornam as habitações e edificações mais amigas do meio ambiente.

Presidente da ASBRAV falou sobre os feitos da entidade (Vítor Figueiró)
Presidente da ASBRAV falou sobre os feitos da entidade (Vítor Figueiró)

Estes foram alguns dos temas centrais do evento inédito que reuniu estudantes das áreas de arquitetura e engenharia. As atividades foram realizadas na quarta-feira (20/03) e quinta-feira (21/03), no auditório do Prédio 32 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A grade foi dividida em duas grandes áreas: sustentabilidade e refrigeração.

A programação iniciou-se com palestra sobre soluções passivas para edificações e apresentação do Energyplus, uma ferramenta desenvolvida para simulação em edificações. Outro tema constante no setor é a acústica que foi pauta da palestra no turno da tarde de quarta-feira (20/03). Na sequência foram exibidos exemplos de aplicações de Fluidodinâmica Computacional (CFD) na indústria de HVAC.

O segundo dia de debates começou com a palestra de unidades internas e equipamentos do tipo DX System. Após, foram discutidas instalações em câmaras frias, novas tecnologias em produtos fluorados de baixo impacto ambiental e uso de automação em HVAC.

O 1o vice-presidente da ASBRAV, Fernando Pozza, destacou uma nova abordagem para o mercado usando o conceito de desacoplamento de cargas sensíveis. O presidente da ASBRAV, Eduardo Hugo Müller, falou para os jovens sobre a importância do trabalho exercido pela associação.

– Nosso principal objetivo é dar suporte a vocês, profissionais desta área tão importante para o Brasil. Estamos avançando, cada vez mais, e colhendo os resultado de conquistas como, por exemplo, o avanço do PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle, que obtivemos no ano passado e foi fundamental para o setor e para a sociedade – disse.

A ASHRAE é a Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado e conta com mais de 56 mil membros em 132 países.

Quer saber as notícias do Portal HVAC-R em primeira mão? Siga-nos no Twitter @portal_hvac,  Facebook @PortalHvacR, Instagram @portalhvacr e linkedin Portal HVAC-R

Redação: Vítor Figueiró
Coordenação: Marcelo Matusiak

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *