Frutap aumenta em 30% produtividade com adoção de compressores de parafuso rotativo Frick® para Termoacumulação

Fundada em 1984 e uma das maiores produtoras de fermentados do Estado de São Paulo, a Frutap Alimentos está localizada em Bernardino de Campos e é especializada na produção de iogurtes, bebidas lácteas, leite fermentado, requeijões, sobremesas lácteas e Petit Suisse.

Com 13.500 m² de área construída em uma área total de 65.700 m², o parque fabril vem se ampliando e

Compressores de parafuso rotativo Frick® modelo RXF 85 da Johnson Controls compõem a nova sala de máquinas - Neuza Nakahara
Compressores de parafuso rotativo Frick® modelo RXF 85 da Johnson Controls compõem a nova sala de máquinas – Neuza Nakahara

modernizando com investimentos em novos processos de produção, tecnologias de envases e em matéria prima. Uma dessas atualizações aconteceu na antiga sala de máquinas equipada com compressores multimarcas e que alimentava o banco de gelo.

Com a crescente demanda de produção, a capacidade instalada e o rendimento do banco de gelo tornaram-se insuficientes. Para renovação total, a indústria recorreu a Allenge, instalador parceiro da Johnson Controls em grandes projetos. Fundada em 1975, a Allenge é responsável por projetar, fabricar e instalar sistemas de refrigeração industrial em empresas de diversos segmentos do mercado, tais como alimentício, frigorífico, lácteo e de bebidas.

A Allenge propôs a utilização dos compressores de parafuso rotativo Frick® modelo RXF 85 da Johnson Controls para compor a nova sala de máquinas em um novo local, interligada ao sistema de termoacumulação com grande melhoria na eficiência da planta e consequente redução de consumo de energia.

Com a instalação dos compressores de parafuso rotativo Frick®, a Frutap obteve melhor rendimento, menores custos de manutenção, de consumo de óleo e de nível de ruído; além de ganhar confiabilidade na sala de máquinas e aumentar em 30% sua produtividade.

Atualmente em plena expansão e com a conclusão de nova área ampliada, a Frutap terá sua capacidade de produção aumentada para 380 toneladas/dia. “Escolhemos a Johnson Controls por apresentar uma melhor condição de desempenho nas condições de operação do compressor (-3ºC evaporação, +35ºC a condensação)”, finaliza Cezar Gorrese Raymundo, engenheiro da Allenge.

Quer saber as notícias do Portal HVAC-R em primeira mão? Siga-nos no Twitter @portal_hvac,  Facebook @PortalHvacR, Instagram @portalhvacr e linkedin Portal HVAC-R

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *