Qualidade garantida na distribuição de medicamentos

Com software via internet Sitrad, empresa evita a perda de R$10 milhões em produtos 

Garantir a integridade dos produtos armazenados nas suas câmaras frias. Esta foi a motivação principal para que a Oncoprod, distribuidora de medicamentos de alta complexidade, passasse a confiar no gerenciamento remoto como ferramenta fundamental para o dia a dia da suas equipes técnica e farmacêutica. A empresa, com sede em São Paulo e centros de distribuição por todo Brasil, precisava monitorar de forma constante o funcionamento das suas instalações e otimizar este processo. Por isso, em 2008 passaram a usar o Sitrad, sistema desenvolvido pela Full Gauge Controls, para auxiliar nesta tarefa.

Na época, a ação foi uma iniciativa do então gerente de facilities da Oncoprod, Rafael Camata, pois até então todas os controles e anotações eram realizados manualmente. “Hoje usamos o Sitrad para automação e gerenciamento de toda nossa cadeia de refrigeração”, destaca o analista de manutenção, João Paulo Santos. Outra evolução importante que ele ressalta é que antes da instalação do software, qualquer problema que houvesse com as câmaras frias – independente do horário ou até em finais de semana – significada a necessidade de deslocamento de uma equipe técnica. “Atualmente, todos envolvidos podem verificar as informações por e-mail, e 24h por meio das nossas centrais de monitoramento. Com isso, temos uma resposta imediata a qualquer alteração nos parâmetros e muitas vezes podemos realizar as correções necessárias remotamente”, evidencia. Além de gerar relatórios personalizados e armazenar os dados, a ferramenta também envia alarmes (por sms ou e-mail) quando há alguma alteração nos padrões especificados.Certa vez, esta funcionalidade permitiu que a equipe evitasse a perda de mais de R$ 10 milhões em medicamentos, armazenados em um equipamento que parou de funcionar devido a um problema no quadro elétrico geral.

O download do Sitrad pode ser feito gratuitamente (www.sitrad.com.br) e para ter acesso às informações basta um dispositivo (tablet, computador ou celular) que esteja conectado à Internet. O sistema se comunica com os produtos fabricados pela Full Gauge Controls. Entre os instrumentos da marca que são utilizados pela distribuidora de medicamentos estão oTC900E Log ( aplicado nas câmaras frias e de congelamento), o MT512E Log (nos refrigeradores e freezers), o MT543E Log (nas discadoras), o MT530E Super (para climatização de ambientes) e ainda o PhaseLogE Plus (registrador usado para fiscalizar a qualidade da energia elétrica). Para assegurar que está tendo todos os benefícios que a ferramenta oferece, a Oncoprod conta ainda com o auxílio técnico de Rafael Camata, por meio da Stability, sua empresa que atua no ramo de automação, e do departamento de engenharia da Full Gauge Controls.

Quer saber as notícias do Portal HVAC-R em primeira mão? Siga-nos no Twitter @portal_hvac,  Facebook @PortalHvacR, Instagram @portalhvacr e linkedin Portal HVAC-R

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *