Micro e minigeração de energia é tema de workshops realizado pela Cepisa

A Companhia Energética do Piauí (Cepisa) realizou na, na última semana, em sua sede, dois workshops focados nas normas de acesso à rede da distribuidora e nas modalidades de mini e microgeração distribuída de energia. O evento foi voltado para os colaboradores e consumidores interessados no tema.

Na ocasião, foram apresentados os procedimentos para ligação à rede em baixa e média tensão, para empreendimentos com múltiplas unidades consumidoras e projetos de geração própria de energia.

“Nosso objetivo é difundir o conhecimento para que os projetistas e os clientes tenham certeza de que o sistema está obedecendo a regulamentação e acessando a rede de forma correta”, afirmou Gilberto. No workshop sobre mini e microgeração, o executivo ressaltou a atenção que a Cepisa dá a projetos envolvendo tanto a matriz eólica quanto solar.

Um dos pontos que despertou maior interesse dos participantes foram as regras para geração própria e para ingressar no Sistema de Compensação, pelo qual o micro ou minigerador produz energia, injeta na rede concessionária, e depois recebe créditos que incidem sobre o valor da conta em até 60 meses.

Em expansão
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) o setor de distribuição de energia tem crescido no país. Entre 2013 e 2018, o número de conexões de microgeração de energia passou de 30.000 unidades, sendo a grande maioria relativa à geração fotovoltaica e pelo menos dois terços realizadas por consumidores residenciais.

*Com informações da Cepisa

Fonte: Procel Info

Quer saber as notícias do Portal HVAC-R em primeira mão? Siga-nos no Twitter @portal_hvac,  Facebook @PortalHvacR, Instagram @portalhvacr e linkedin Portal HVAC-R

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *