Uso do ar condicionado durante a noite melhora o sono

Equipamento mantém o ambiente na temperatura de conforto térmico

Dormir com um calor muito forte ou com o frio intenso prejudica o sono e deixa as pessoas mais indispostas. Por isso, o uso do ar condicionado para amenizar a temperatura e manter o ambiente dentro com a umidade relativa do ar ideal é um dos segredos para dormir bem. Segundo o engenheiro mecânico e conselheiro da ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, Ricardo Vaz de Souza, o corpo consegue descansar melhor quando está dentro da temperatura de conforto térmico.

– Não existe risco em deixar o ar condicionado ligado durante a noite. O que indico é garantir que uma fresta da porta fique aberta, para a troca de ar, mas esta condição é comum, pois as portas normalmente não são herméticas. Quando a temperatura corporal está muito diferente, como quando está muito calor, o organismo vai consumir energia para manter a temperatura, deixando o sono mais pesado – salienta.

Como o corpo também baixa a temperatura durante a noite, em virtude da diminuição do metabolismo, podemos sentir mais frio. Por isso, o recomendado é colocar o aparelho na função sleep. Quando não houver esta opção, colocar o ar condicionado de 2°C a 3°C mais elevado que o habitual.

Quer saber as notícias do Portal HVAC-R em primeira mão? Siga-nos no Twitter @portal_hvac,  Facebook @PortalHvacR, Instagram @portalhvacr e linkedin Portal HVAC-R

Redação: Mariana da Rosa

Coordenação: Marcelo Matusiak

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *